quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Croissant

Croissant é uma palavra francesa, que significa crescente. Identifica um pão característico, de massa folhada em formato de meia-lua.


História
Sua origem é atribuída aos padeiros de Viena. Segundo a tradição, em 1683 (Batalha de Viena), enquanto trabalhavam à noite, estes ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar um túnel, e ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o êxito do ataque. O formato em crescente seria alusivo à bandeira do Império Otomano. Os franceses ainda hoje chamam este tipo de pão amanteigado de viennoiserie’’.
Alguns pesquisadores atribuem sua invenção ao comerciante vienense de origem polonesa Franz Georg Kolchitsky que vivia em Constantenopla. Esse homem conheceu o café nessa cidade em 1475 e, com cerca de 500 sacas do produto abandonadas pelos Turcos após derrota em batalha, abriu um "café" onde passou a servir a bebida. Aí, para acompanhar o café, inventou esse pão em formato de crescente.
Maria Antonieta, originaria de Viena, introduziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770, onde hoje é um elemento tradicional do desjejum matinal com uma boa xícara de café com leite.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ingredientes:

Massa Folhada da Pavioli para Pastel de Forno

Goiabada

Queijo Meia-Cura

1 Ovo

Preparo:

Corte a goiabada e o queijo em pequenos pedaços (+/- 3cm de comprimento).

Montagem:

Coloque um pouco de recheio em uma das pontas da Massa Folhada. Pincele toda a massa com a clara de ovo. Enrole de uma ponta a outra na diagonal, pincele com uma gema diluída no leite.

Leve para assar em uma assadeira previamente untada e em forno pré-aquecido, até dourar.

Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Obs: Pode colocar o recheio que quiser. Ex.: doce de leite, presunto e queijo, frango.

2 comentários: