sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vol-au-vent de camarão

Vol-Au-Vent é uma iguaria de origem francesa, feita com massa folhada em formato de cestinhas e depois de assadas, são recheadas com misturas cremosas, que quase sempre são salgadas.
Ingredientes:
Massa folhada Rolo Pavioli
400g de camarões
Maionese pronta
Creme de Leite
Salsinha (opcional)
Cebolinha (opcional)
Alho-poró
Sal
Pimenta Dedo de Moça
Azeite de Oliva (até 0,5% de acidez)
1 gema
1colher de sopa de leite

Preparo da massa:
Desenrole a Massa Folhada da Pavioli e recorte com um cortador para bolachinhas (molde de sua preferencia, pode ser com a boca de um cálice).
Para cada vol au vent devemos recortar moldes iguais, sendo que tres deles com um furo no meio (este furo poderá ser feito com a tampa de uma garrafa de refrigerantes).
Neste momento, unte uma assadeira com azeite e coloque a massa que não foi furada na assadeira, passe sobre ela uma pincelada de azeite e logo após uma massa furada e assim sucessivamente até formar 4 camadas (uma não furada primeiro e as outras tres com furos no meio).
Pincele sobre a todas as laterais e em cima dos voul au vent uma mistura de gema com uma colher de leite.
Leve para assar em forno pré-aquecido por uns 12 min em temperatura média. Deixe dourar.

Preparo dos camarões:
Cozinhe por 8 a 10 min os camarões já limpos em água com um pouquinho de sal, alho-poró e uma pitada de pimenta. Escolha-os e reserve.
Faça uma mistura de maionese, creme de leite, uma pitada de sal, uma colherinha de azeite (só para dar gosto) e um pouquinho de salsinha e cebolinhas bem picadinhos (opcional), acrescente os camarões picados (reserve alguns inteiros para decoração).

Montagem:
Só colocar um pouco da mistura do recheio no meio das massinhas já assadas. Decora com um camarão e se quiser uma folhinha de salsinha. Eu decorei com alecrim.
Pode servir com a massa quente ao fria.

Pulo do Gato: Prepare sempre na hora de servir, não deixe muito tempo as massas recheadas, pois elas vão amolecendo e perdendo a textura ideal. Fica ótimo em uma recepção com outro salgadinho ou pode-se fazer de tamanho um pouco maior servir como entrada junto com uma salada verde em um jantar.

Agora só falta um vinhosinho branco geladinho, uhmmmmm....

Um comentário: