terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mise en place

Uma grande amiga (Fulana) me ligou neste final de semana pedindo um help. Ela convidou os futuros sogros para jantar pela primeira vez em sua casa.

Rosi, disse ela: O que faço não sei arrumar direito uma mesa, não sei a ordem das taças, onde fica o guardanapo e os talheres de sobremesa? Podes me ajudar?Expliquei rapidamente para ela, mas resolvi ir além, postar aqui uma mesa bem organizada para ajudar outras Fulanas e/ou Fulanos que tenham esta mesma dúvida.

Primeiro vamos entender o que é mise en plase?

Mise en place é um termo francês que significa, literalmente, "posta no lugar". Consiste em uma etapa inicial para o preparo de um prato, na qual você separa todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser medidos, e, se necessário, descascados, cortados, etc. É fundamental fazer a mise en place para a boa execução de qualquer receita, assim você não sai correndo atrás dos ingredientes quando as coisas já estão na panela. Um cozinheiro profissional não sobrevive sem a mise en place. Origem: Wikipédia.

Mise en place, termo também usado para uma mesa bem organizada.

Quem não gosta de uma mesa bonita, bem posta, tornando mais rica a refeição? Em situações formais ou no dia a dia, seja como for, é sempre mais gostoso comer em uma mesa elegantemente arrumada.

Lembrete:Só coloque à mesa os utensílios que for usar. Exemplo: caso não tenha peixe, não coloque os talheres para peixe, etc.

PS: Esta foto achei no site da loja Roberto Simões.

Voilà! Bon Appétit!

4 comentários:

  1. Bah !!! Na comida judaica estás está cada vez melhor e agora na colocação da mesa?? bárbaro ! adorei. bjs.

    ResponderExcluir
  2. aaai sempre tive essa duvida...sempre tinha tantos talheres, tacas e pratos na minha frente que nem sabia o que usar, mas sempre batia aquela vergoinha de pergunta, brigadao, ajudou mesmo. beijos

    ResponderExcluir
  3. legal esse asunto é justamente o que estou estudando no momento.

    ResponderExcluir
  4. amei mais uma maneira de arrumar a mesa que legal

    ResponderExcluir