segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Depois do jejum de Iom Kipur

O que é Iom Kipur?

Iom Kipur, Dia da Expiação ou do Perdão, 10º dia de Tishrei (que coincide com Setembro
ou Outubro), marca a culminância dos 10 Dias de Penitência e é considerado um dos pontos máximos do calendário judaico. Começa no crepúsculo do décimo dia, continuando até ao seguinte pôr do sol.
O jejum e a abstenção de todo prazer físico são uma expressão extrema da intenção de submeter à natureza material ao domínio do espírito.
Neste período pede-se perdão as pessoas que magoamos mesmo que tenha sido intencionalmente.
Embora sejam dias solenes, não são tristes, pois em Iom Kipur recebe-se o presente mais sublime de D’us: Seu perdão. O perdão de D’us é uma expressão de seu amor incondicional.
Quanto mais plenamente demonstrarmos nossa união essencial agindo com amor e amizade entre nós mesmos, mais plenamente o amor de D’us se revelará.
O fim do jejum e do Iom Kipur é marcado pelo toque do shofar.

Ao findar Iom Kipur faz-se com uma refeição familiar festiva.


.... após o jejum de Iom Kipur.... vamos comer?

Para minha família eu servirei:
Sopa de Kneidalach
Guefilte Fish
Vareniks (veja receitas Rosh HaShaná)

Klop’s(veja receitas Rosh HaShaná)-Frango com Tomate seco e Rúcula
Honik Leikar recheado


Agora vamos fazer bolinhos ???

Sopa de Kneidalach
Esta sopa serve-se em Pessach (as pessoas que não são judias, chamam de “Páscoa dos Judeus”), porém minha família adora quebrar o jejum com uma sopa, sendo assim preparo esta sopa com uma variação.
Em Pessach não se come nenhum tipo de farinha que não seja de Matzá. Em Yom Kipur faço com farinha de rosca.
Ingredientes para os Kneidalach (bolinhos):
8 colheres de sopa cheias de Farinha de Rosca Pavioli
4 colheres de Água Mineral com Gás
1 colher de Azeite (até 0,5% de acidez)
2 Ovos
Sal a gosto

Opcional: Tempero Verde picadinho


Ingredientes para o caldo:
6 Coxinhas da asa de galinha
1 tablete de Caldo de galinha
Alho
Sal a gosto
Pimenta (opcional)


Preparo dos Kneidalach:
Batem-se às claras em neve e depois sem parar de bater acrescentam-se as gemas, a água, farinha de rosca, e os temperos. Após coloca-se um plástico-filme na vasilha e leva-se à geladeira por no mínimo 30 min.

Preparo do caldo:
Enquanto o preparo do kneidalach está na geladeira, prepara-se o caldo de galinha.
Coloca-se um fio de azeite em uma panela alta. Adiciona-se a esta panela a galinha previamente temperada com alho, sal e pimenta (opcional). Deixe fritar um pouquinho. Acrescenta-se água fervente (meia Panela) e os tabletes de caldo de galinha. Após ferver deixe cozinhar por 15 min com a panela semi-tampada.

Montagem:
Enquanto o caldo cozinha, retira-se o preparado da geladeira e faz-se pequenos bolinhos com as mãos. Tamanho: uma colher de sobremesa. Eu gosto de enrolá-los e passar pela farinha de rosca antes de colocá-los na panela. Veja foto.

Importante: Não faça bolinhos muito grandes, eles dobraram de tamanho depois de cozidos.

Quando o caldo estiver pronto coloque os kneidalach na panela, depois que os bolinhos emergirem, deixe-os mais uns 10min. Retire um, corte ao meio e coma. Se estiver macio e cozido é só servir, caso contrário deixe mais uns 2 ou 3 min.
Sirva quente.


Hum...fica uma delícia, muito saboroso mesmo.

Guefilte Fish (Bolinhos de Peixe)

Ingredientes para os bolinhos:
2 kg de carpa ou tainha

2 cebolas grandes
2 dentes de alho

2 ovos
6 colheres (sopa) de Farinha de Rosca Pavioli
1/3 copo (americano) de Água Mineral com Gás
pimenta-do-reino moída
sal a gosto
Fio de Azeite (até 0,5% de acidez)


Ingredientes para o caldo:
cabeças e espinhas dos peixes

2 cebolas picadas
2 cenouras médias cortadas em rodelas
2 talos de salsão picados

Preparo dos Guefilte Fish:
Descasque as cebolas e os alhos e mo-as no processador, depois leve-as para dourar em uma frigideira com um fio de azeite.
Com uma faca, retire as espinhas, as cabeças e as caudas dos peixes. Reserve as espinhas e as cabeças para o preparo do caldo. Corte a carne dos peixes em pedaços pequenos e leve ao processador. Triture até virar uma pasta.
Numa tigela grande, junte o peixe triturado com as cebolas e alhos dourados, a farinha de rosca, os ovos, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem com as mãos. Acrescente água, aos poucos, para dar liga à mistura. A massa não poderá ficar muito mole, pois serão feitas bolinhos com ela.

Importante:Molhe as mãos com água. Com a ajuda de uma colher (sopa), retire cerca de 1 colher (sopa) da massa e faça um bolinho de formato ovalado (parecendo uma batata inglesa), usando as mãos. A cada três bolinhos feitos, molhe as mãos novamente para evitar que a massa grude. Faça bolinhos com toda a massa.

Preparo do caldo:
Numa panela grande, coloque a cebola, a cenoura e o salsão. Leve ao fogo médio para refogar por 5 minutos, mexendo sempre. Junte as espinhas e cabeças de peixe, misture e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Adicione 3 litros de água à mistura e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por 30 minutos. Depois de cozido, tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Passe o caldo por uma peneira bem fina e reserve. Reserve as rodelas de cenoura para decorar os bolinhos e a cabeça do peixe deve ser servida para o dono da casa e/ou as pessoas que quiserem.(Leia abaixo curiosidades).


Montagem:

Numa panela grande, coloque o caldo de peixe e leve ao fogo baixo para ferver. Quando o caldo levantar fervura, acrescente os bolinhos e deixe cozinhar por 45 min, sempre em fogo médio/baixo. Os bolinhos enquanto estiverem sendo cozidos dobrarão de tamanho, preste atenção no tamanho da panela, ela deverá ser grande.Pode ser servido quente ou frio.
Se for servir frio, espere os bolonhos esfriarem completamente, ficarão mais consistentes e será mais fácil de não desmanchá-los.
Obs: Minha família prefere comer frio junto com uma salada, faço sempre de véspera e guardo na geladeira com um pouco do caldo.
Quando levar a mesa descarte o caldo.

Curiosidade: O peixe - é o prato principal dessa ocasião, e para o dono da casa serve-se a cabeça, como recordação da promessa bíblica: “O Senhor, teu D’us te colocará como cabeça, e não como cauda; estarás sempre por cima, e não por baixo, se ouvires os mandamentos do Senhor teu D’us…”.
Muitos comem os olhos também, pois os olhos do peixe nunca se fecham. Devido sua multiplicação rápida, o peixe é um símbolo tradicional de fertilidade.

Betehavon! Bom Apetite!

Agora vamos a sobremesa....

Honik Leikar Recheado


Ingredientes para a massa:
4 colheres de Margarina ou Gordura Vegetal
3/4 xícara de Mel
1/4 xícara de açúcar mascavo
3 Ovos
4 colheres de sopa de Chá Preto bem forte e quente
1 1/2 xícara de Farinha de Trigo
1/2 xícara de nozes moídas
2 colheres de sopa de Fermento em pó
1 colher de sopa de Bicabornato de Sódio
1 colher de chá de Canela em pó
1 xícara de Maçãs descascadas e picadas
1/4 xícara de Passas de Uva Preta
1/4 xícara de Passas de Uva Branca

Ingredientes para o recheio:
300g de ameixa seca e sem caroço
3 xícaras de água filtrada
1/2 xícara de açúcar

Ingredientes para a cobertura:
300g de Damasco seco
4 xícaras de água filtarda
2 xícaras de açúcar
raspas de limão
1/2 pacotinho de gelatina sem sabor incolor

Preparo da Massa:
Bata na batedeira a margarina ou gordura vegetal até ficar cremosa, adicione o mel e o açúcar mascavo, continue batendo mais um pouquinho. Acrescente a farinha de trigo, a Farinha de Rosca da Pavioli, a canela em pó, as nozes moídas e por último o chá preto com o fermento e o bicabornato. Bata mais um pouquinho.
Em outra tigela bata as claras em neve e depois acrescente as gemas. Adicione sem bater na mistura anterior. Junte a esta massa as maçãs e as passas. Apenas misture, sem bater.
Leve ao forno pré-aquecido em uma forma para bolo inglês ou em uma assadeira redonda de 20cm de diâmetro. Esta forma deverá estar previamente untada com margarina e polvilhada com Farinha de Rosca da Pavioli.
Assar em forno de temperatura média.Tempo de forno aproximadamente de 30min. Coloque o palito seco para ver se está cozido, se o palito sair com um pouquinho de massa você deverá deixar mais alguns minutos no forno.

Ao retirar do forno espere uns 15min antes de retirar da forma.

Preparo do recheio:
Coloque as ameixas em uma panela de fundo grosso e adicione a água, leve ao fogo médio/baixo até a água reduzir pela metade. Acrescente o açúcar e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre sem desmanchar demais as ameixas. Desligue o fogo e reserve.

Preparo da cobertura:
Triture os damascos no processador e leve-o com a água e o pauzinho de canela ao fogo em uma panela de fundo grosso.
Quando a água começar a reduzir de volume acrescente o açúcar, as raspas de limão e cozinhe por mais 3 min.
Em uma xícara, dissolva a gelatina em 2 colheres de água quente e acrescente a mistura de damasco enquanto ainda está quente.

Montagem:
Retire o bolo da forma (conforme instrução anterior) e corte-o ao meio, no sentido horizontal. Pode usar uns 30cm de fio dental para cortar o bolo.
Entre as duas fatias de bolo coloque o recheio, quanto mais quente ele estiver, melhor. Adicione a outra metade do bolo por cima do recheio e cubra com a cobertura ainda quente ou morna.

Se preferir pode levar este bolo a geladeira e servi-lo gelado, ou em temperatura ambiente.

Gmar Chatimá Tová!!!
Que todos nós estejamos inscritos (rubricados) no Livro da Vida neste ano de 5770!!!

Um comentário:

  1. ameeeei as receitas... hummmmmm, essas delicias ate me deram a ideia de fazer um super jantar surpresa pro meu namorado esse fim de semana... e claro nao vai faltar as receitas do blog, vou tentar fazer esse doce de sobremesa, tomara que seja facil. tenho certeza que ele vai amar. brigadao rosi, depois conto como foi o jantar... beijao

    ResponderExcluir