segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nhoques com Ragu

Dia 29 já esta chegando, dia de comer Nhoques novamente, vamos começar a separar as moedinhas.... Veja também Nhoques da Sorte.

Desta vez resolvi dividir outra receita especial com vocês. Minha família adora e pede bis. Por isso, fiz grande quantidade. Podem reduzir tudo pela metade ou em ¼ da receita, se for só para 2 pessoas.

Então, vocês sabem o que é Ragu? Para os que não sabem, Ragu é uma carne de panela (corte de segunda com osso) feita lentamente no fogo baixo.


Ingredientes:
2 kg Nhoque da Pavioli
Queijo Parmesão Ralado Pavioli
2 kg carne de segunda com osso (músculo, peito sem muita gordura, agulha ou paleta)
2 Cebolas
3 Tomates (ou sache de tomate pelados)
1 sache de molho de tomate
Alho (4 dentes grandes) Sal (a gosto)
2 Pimentas – Dedo-de-Moça (sem sementes)
80 ml de vinho tinto seco (bordô)
Alecrim
Manjericão
Sálvia
Tomilho
Alho poro
Salsa
Cebolinha verde
Azeite (até 0,5% de acidez)

Opicional: 100g de bacon defumado.

Preparo do Ragu:
Fogão a Lenha: Coloque a carne cortada em pedaços grandes (eu fiz com peito e um pedaço de paleta), em uma panela de fundo grosso ou de ferro com 2 colheres de azeite, tampe e leve a chapa quente. Após 30 min adicione o sal a gosto às pimentas cortadas em pedacinhos e sem sementes, a sálvia e o alho amassado. Misture tudo tampe e deixe no fogo brando por mais 2 horas. Não é necessário adicionar água. Mexendo de vez em quando. Quando a carne começar a secar coloque as cebolas e o alho poró cortados e deixe fritar um pouco, (neste momento acrescente o bacon defumado, se preferir) depois acrescente os tomates ou o sache de tomate pelado. Deixe desmanchar os tomates, coloque o manjericão, o tomilho e o alecrim. Acrescente o sache de molho de tomates e o vinho tinto. Deixe mais 1 hora na chapa, coloque os outros temperos, a salsa e a cebolinha verde. Dou sempre preferência aos temperos frescos. São muito mais saborosos. Deixe no fogo por mais 1 ou 2 hs.
Fogão a gás: Coloque 2 colheres de azeite em uma panela de pressão para 7 kg , acrescente a carne, o sal, a pimenta e a salvia, feche-a e leve ao fogo com chama alta até pegar pressão depois abaixe o fogo e deixe por 30 min. Desligue a panela e deixe esfriar até sair toda a pressão. Depois retire a tampa e leve novamente ao fogo até secar o caldo da carne e ela começar a fritar, dar uma dourada. Após coloque a cebola e o alho poro, deixe fritar um pouquinho (neste momento acrescente o bacon defumado, se preferir) e acrescente os tomates ou o sache de tomate pelado. Deixe desmanchar os tomates, coloque o manjericão, o tomilho e o alecrim. Acrescente o sache de molho de tomates e o vinho tinto. Feche a panela e deixe na pressão por mais 20 min em fogo brando. Novamente desligue a panela e deixe esfriar até sair toda a pressão. Abra a panela e coloque os outros temperos, a salsa e a cebolinha verde. Dou sempre preferência aos temperos frescos. São muito mais saborosos. Deixe cozinhar mais 30 min. Sem fechar a panela e mexendo de vez em quando.

Aconselho sempre a cozinhar a carne da maneira mais lenta possível, pois fica mais macia e também mais saborosa.


Preparo do Nhoque:
Coloque água e o manjericão em uma panela e leve ao fogo. Quando esta começar a ferver acrescente uma pitada de sal e um fio de azeite. Coloque os Nhoques da Pavioli. Depois que os Nhoques começarem a boiar deixe mais 5 min. e estará pronto. Escorra-os.

Montagem:
Coloque os Nhoques em um refratário e cubra-os com a carne cozida (Ragu).

Finalize com bastante Queijo Parmesão ralado da Pavioli. Se quiser pode levar ao forno pré-aquecido por 10 min. Decore com pimentas e manjericão. Sirva bem quente.

Agora Mangia che te fa bene....

Espere pelas primeiras garfadas..... e prepáresse para os elogios.

14 comentários:

  1. otima ideia vou fazer dia 29...

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu fiz e de verdade, fico tao, mas tao bom. fiz pros meus amigos e pro meu namorado, todos amaram demais. louca para saber qual vai ser a proxima receita. beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns adorei esta receita,sou fã deste blog.
    Cheio de criatividade e coisa deliciosas.

    ResponderExcluir
  4. ameiii fiz hj no almoço manda mais receitas rsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosi!!

    Todas as tuas receitas são realmente muito especiais
    e já estou aqui me deliciando com mais este prato!!!

    Um abração e Parabéns mais uma vez!

    Rosali

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosi!

    Estou saboreando estas receitas,só de olhar...
    Mas temos que colocar as mãos na massa e ver
    se tudo dá certo!
    depois confirmo se consegui!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Rosi, adorei!!!!
    Vou ter que ir para a cozinha!!!!
    Beijocas, Josi

    ResponderExcluir
  8. Oi,Rose,
    Adorei tuas receitas,
    vou repassar aos amigos!
    bjs
    Ida Dubin

    ResponderExcluir
  9. Fiz ontem, adoreiiiiiiii!!!!!!!Marisa

    ResponderExcluir
  10. eu fiz dia 29 foi um super jantar valeu !!!

    ResponderExcluir
  11. ja estou muito fa desse blog, sou nova na cozinha e estou aprendendo varias coisas novas, e ta ficando tudo tao delicioso...recebo muitos elogios depois que fica pronto. muito obrigado pelas dicas mesmo. beijos

    ResponderExcluir
  12. aai, queria compartilhar essa com voces, achei uma otima ideia, quem quiser pode fazer tambem. desde que eu comecei a acompanhar o blog, estou fazendo um caderninho com as receitas, pra se uns anos eu esquecer como fazer essas deicias, eh so olhar e ver todas as dicas, que nem ta escrito no blog. to amaaando fazer isso. eh isso, beijos

    ResponderExcluir
  13. oiiii mto bonito os pratos,adorei a maneira de decorar,principalmente da mil folhas.bjao e mto sucesso

    ResponderExcluir