quarta-feira, 1 de julho de 2009

Temperos e Condimentos

Frescos ou secos, temperos e condimentos aguçam sentidos, despertam lembranças e sentimentos, criam uma relação magica e inesquecivel com a mesa da cozinha. Ao salpicar as saborosas e milenares especiarias vindas de longe e adicionar ao nosso preparo os temperinhos cultivados nas hortas e quintais, eembebemos os alimentos com intenções e tradições carinhosas, desejos de reunir e nutrir as pessoas queridas, proporcionar bons momentos. Crie, invente e reinvente as combinações. Novos temperos, novos prezeres, novas lembranças. Experimente esta paleta basica de aromas, cores e brilhos que a natureza nos oferece para a arte de cozinhar.

Açafrão: Pistilo muito usado na culinária mediterrânea. Pode ser utilizado para aromatizar e dar cor. Em bora sua flor seja roxa, o condimento empresta um tom amarelo-alaranjado aos alimentos. São nescessarias 200 mil flores ou 6aa mil pistilos, para se obter um quilo desse tempero. Na China, no Egito e na Grécia era apreciado pelo perfume requintado e por sua propriedade medicinais. Diz-se que é digestivo.
Uso: paellas, risotos italianos, massas, molhos, carne de carneiro, bucho madrileno e sopas de peixe, como a boillabaisse.

Alecrim: Originária do mediterrâneo, esta erva doce e perfumada - rosmarinus - significa “orvalho do mar”.
Uso: vitelas e carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar. Experimente também em batata cozida, couve-flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.
Cardamomo: Sua origem é da costa do Malabar, Índia. Semente de amorma muito intenso, da família do gengibre, é um dos componentes do curry. Tem sabor forte e adocicado. Seus grão ajudão na digestão.
Uso: carnes de porco, saladas, bolos,tortas, pudins, biscoitos, cafés, saladas de frutas e éideal para sopas.
Coentro: Suas folhas frescas são parecidas com a salsa, mas seu odor é inconfundivel. Também pode ser encontrado em grãos ou em pó, mas, embora venham da mesma planta, é outro sabor.
Uso: peixe, camarão, galinha e em molhos.

Gengibre: Raiz de sabor e cheiro muito fortes.
Uso: picles, caldas, bebidas, marinados, frutas assadas, molho teriyaki, conservas, chás e cervejas de gengibre. Vai bem também em biscoitos, pudins e vinho quente e é indispensável no preparo do quentão.

Louro: Folhas aromáticas que podem ser utilizadas frescas ou secas.
Uso: feijão, carne, peixe, doces, molhos e vinha-d´alhos. Parece ir bem com quase tudo. Na culinária francesa, faz parte do bouquet garni, junto com a salsa e o tomilho.

Manjericão: Folhas de aromas muito importantes na culinária.
Uso: Pode ser usado na maioria das receitas que levam tomates, como recheios, molhos, carnes, peixes, pães, pizzas e saladas.

Noz-moscada: Moida ou ralada na hora.
Uso: Realça o sabor das carnes e legumes. Pode ser salpicada em molhos e bebidas preparadas com leite, em frutas, sopas e pudins. Use também em bolos, bolachas, donuts, tortas,waffles e bolinhos.

Orégano: Freco ou desitratado.
Uso: “A quinta essência da pizza” também enrriquece diversos pratos e molhos preparados à base de tomate. Utilize no feijão-branco, nas azeitonas pretas e nos queijos, para aperetivo com azeite e pimenta calabresa.

Pimenta-do-reino: Escura e Branca. Nativa da India, é a especiaria mais popular do mundo e uma das primeiras introduzidas na Europa.
Uso: A quem aconselhe o tipo escuro para as carnes escuras e a pimenta-do-reino branca, de sabor mais suave, para as carnes brancas, como galinha, peixes, maionese e hors-d'oeuvre.

5 comentários:

  1. OI ROSI!

    Gostei muito da apresentação,das receitas,das dicas,
    enfim está muito legal!!!

    Estas de Parabeńs,bem como a Pavioli!!!
    Rosali

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosi estou aqui novamente.
    Adorei as dicas de temperos e da receita do Inhoque Pavioli.
    Uma ótima semana pra você.
    Dilza

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rosi, gostei muito das dicas deste site, adoro cozinhar e sempre é bom aprender novas receitas, principalmente com alguém como você.
    Parabéns pra você e a Pavioli que sempre nos oferece massas maravilhosas.
    Renata Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rosi, o site está incrivel. As dicas são maravilhosas.

    Anne Leal

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei de testar novos temperos, aqui e ali, misturar, criar.
    Teu blog é uma inspiração, com dicas, receitas diferentes, ousadas e incrivelmente faceis.
    Parabéns, sucesso.
    Abs Dane.

    ResponderExcluir