domingo, 26 de julho de 2009

Nhoques da Sorte

Por que Nhoques da Sorte?

Dizem que no dia 29 de cada mês, deve-se comer nhoque para dar sorte. Como sou curiosa, resolvi ir atrás para saber mais sobre esta história.

Conta à lenda que São Pantaleão, passando-se por mendigo, bateu na porta de um casal de velhinhos de
Friuli, norte da Itália, num dia 29 de agosto. O casal o recebeu com desconfiança, mas mesmo assim o convidou para sentar-se à mesa. Como eram pobres e os tempos eram difíceis eles só tinham 21 nhoques para comer. Dividiram sete nhoques para cada um e ofereceram-lhe um prato. São Pantaleão comeu, agradeceu por ter sido recebido por eles e se foi. Para surpresa do casal, depois que São Pantaleão retirou-se da mesa, quando o casal foi recolher os pratos, encontraram embaixo do prato do visitante, moedas de ouro. E desde então, nunca mais lhes faltou dinheiro.
A partir daí tornou-se tradição. Em todo o dia 29 come-se nhoque para atrair fortuna, não esquecendo de colocar uma nota de qualquer valor sob o prato, podendo ser dólar, real ou qualquer outra moeda. Em seguida concentre-se para iniciar o ritual. No prato, sirva-se de Sete Nhoques e coma um a um, em pé. Para cada nhoque, faça um pedido diferente ou peça 7 vezes o mesmo pedido que tanto deseja. Depois sente-se, sirva-se mais, e saboreie o restante do prato. Alguns dizem que o dinheiro colocado sob o prato deve ser doado a alguém que necessite, para garantir a fartura. Fica a critério de cada um. Segundo a crença popular isto traz riqueza.

Então, como no nosso dia-a-dia não temos mais tempo para fazermos massas em casa, e como sou exigente, sempre uso os nhoques da marca
Pavioli, só vou criando molhos e acompanhamentos. O molho deste mês, compartilharei com vocês, ele fica uma delícia. Façam, comam, e me digam o que acharam, esta receita é fácil, fácil.





Nhoques aos Queijos....humm

Ingredientes:
500g de
Nhoque Pavioli
50g de Gorgonzola
50g de Gruyere
40g de
Queijo Ralado da Pavioli
80g de Requeijão cremoso – Catupiry
40g de Provolone
50g de Mussarela
1 xícara de leite
1 colher cheia de amido de milho (maisena)
2 colheres cheias de margarina ou manteiga
1 raminho de manjericão fresco
1 pitada de sal (se preferir)
1 fio de azeite (até 0,5% de acidez)

Preparo dos Nhoques:
Coloque uma panela de água no fogo e acrescente o raminho de manjericão, o sal e o fio de azeite. Quando ferver coloque os nhoques
Pavioli, eles ficarão todos no fundo da panela. Depois que emergirem espere mais 5 min e estará pronto para escoá-los. Só acrescentar o molho.

Preparo do Molho:
Ao colocar a água para os nhoques no fogo, já comece a preparar o molho. Coloque em uma leiteira a margarina, leve ao fogo e espere derreter. Acrescente todos os queijos e mexa sem parar, quando estes estiverem derretidos coloque o leite misturado previamente com a maisena, continue mexendo sempre. Estará pronto depois que ferver uns 5 min. Caso queira um molho mais ralo, é só acrescentar um pouquinho mais de leite. NÃO COLOQUE SAL, OS QUEIJOS JÁ SÃO SALGADOS O SUFICIENTE.

Dica: Caso você não tenha alguns destes queijos, tudo bem, pode fazer a receita faltando um deles. Irá alterar um pouquinho o sabor, mas a receita dará certo igual.

Montagem:
É só colocar os nhoques no prato e regar com este fantástico molho. Eu decorei com umas folhinhas de alecrim fresco.
Voilà et bon appétit!

Ah! Desejo que os pedidos de vocês se realizem, os meus já estão sendo realizados...

People: Se alguém tiver alguma história depois de experimentar minha receita com nhoque Pavioli, escreva para compartilhar sua experiência ou simplesmente comente o que acharam da receita, é só clicar em comentários.

Até o próximo domingo com a próxima receita Pavioli... é claro.

11 comentários:

  1. adorei, fiz pra mim e pro meu namorado e molho estava perfeito e o nhoque muito bom, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Isso tá com cara de bom


    Criz Azevedo

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, comi e aprovei...nossaaaa bom demais!!!Parabens

    ResponderExcluir
  4. Adoro nhoque!!!
    Quer namorar comigo???
    To carente e abandonado....

    ResponderExcluir
  5. Que Gostoso!
    Fiz e aprovei.
    Quero outras dicas como esta.
    As massas Pavioli são as minhas preferidas.´
    Você terá receitas de doces tb?

    ResponderExcluir
  6. Nossa é bom demais.
    Parabens
    Bete Gladzik

    ResponderExcluir
  7. muito gostosos os nhoques!! o molho ficou uma delicia!
    mais uma vez obrigada pelas tua excelentes receitas!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita, fiz e todo mundo gostou. Eu estava completamente sem idéia do que fazer na janta! Parabéns e obrigada pela ótima dica!

    ResponderExcluir
  9. Uauuuu... quanto coisa boa e maravilhosa.
    Rosi, não tem como não querer engordar mas enfim, melhor uma gordinha Feliz... doque uma magrinha com desejos de comer essas maravilhas e não poder heheheh.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela apresentacao dos pratos, pela clareza nas explicacöes e pela sua iniciativa de dividir seus dons com outros.
    Vou provar as receitas com certeza, e depois volto a comentar.
    Grande abraco aquí da Alemanha,
    Maritê

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar que também "comemos" com os olhos... Caramba... que fome!
    Parabéns!

    ResponderExcluir