domingo, 26 de julho de 2009

Nhoques da Sorte

Por que Nhoques da Sorte?

Dizem que no dia 29 de cada mês, deve-se comer nhoque para dar sorte. Como sou curiosa, resolvi ir atrás para saber mais sobre esta história.

Conta à lenda que São Pantaleão, passando-se por mendigo, bateu na porta de um casal de velhinhos de
Friuli, norte da Itália, num dia 29 de agosto. O casal o recebeu com desconfiança, mas mesmo assim o convidou para sentar-se à mesa. Como eram pobres e os tempos eram difíceis eles só tinham 21 nhoques para comer. Dividiram sete nhoques para cada um e ofereceram-lhe um prato. São Pantaleão comeu, agradeceu por ter sido recebido por eles e se foi. Para surpresa do casal, depois que São Pantaleão retirou-se da mesa, quando o casal foi recolher os pratos, encontraram embaixo do prato do visitante, moedas de ouro. E desde então, nunca mais lhes faltou dinheiro.
A partir daí tornou-se tradição. Em todo o dia 29 come-se nhoque para atrair fortuna, não esquecendo de colocar uma nota de qualquer valor sob o prato, podendo ser dólar, real ou qualquer outra moeda. Em seguida concentre-se para iniciar o ritual. No prato, sirva-se de Sete Nhoques e coma um a um, em pé. Para cada nhoque, faça um pedido diferente ou peça 7 vezes o mesmo pedido que tanto deseja. Depois sente-se, sirva-se mais, e saboreie o restante do prato. Alguns dizem que o dinheiro colocado sob o prato deve ser doado a alguém que necessite, para garantir a fartura. Fica a critério de cada um. Segundo a crença popular isto traz riqueza.

Então, como no nosso dia-a-dia não temos mais tempo para fazermos massas em casa, e como sou exigente, sempre uso os nhoques da marca
Pavioli, só vou criando molhos e acompanhamentos. O molho deste mês, compartilharei com vocês, ele fica uma delícia. Façam, comam, e me digam o que acharam, esta receita é fácil, fácil.





Nhoques aos Queijos....humm

Ingredientes:
500g de
Nhoque Pavioli
50g de Gorgonzola
50g de Gruyere
40g de
Queijo Ralado da Pavioli
80g de Requeijão cremoso – Catupiry
40g de Provolone
50g de Mussarela
1 xícara de leite
1 colher cheia de amido de milho (maisena)
2 colheres cheias de margarina ou manteiga
1 raminho de manjericão fresco
1 pitada de sal (se preferir)
1 fio de azeite (até 0,5% de acidez)

Preparo dos Nhoques:
Coloque uma panela de água no fogo e acrescente o raminho de manjericão, o sal e o fio de azeite. Quando ferver coloque os nhoques
Pavioli, eles ficarão todos no fundo da panela. Depois que emergirem espere mais 5 min e estará pronto para escoá-los. Só acrescentar o molho.

Preparo do Molho:
Ao colocar a água para os nhoques no fogo, já comece a preparar o molho. Coloque em uma leiteira a margarina, leve ao fogo e espere derreter. Acrescente todos os queijos e mexa sem parar, quando estes estiverem derretidos coloque o leite misturado previamente com a maisena, continue mexendo sempre. Estará pronto depois que ferver uns 5 min. Caso queira um molho mais ralo, é só acrescentar um pouquinho mais de leite. NÃO COLOQUE SAL, OS QUEIJOS JÁ SÃO SALGADOS O SUFICIENTE.

Dica: Caso você não tenha alguns destes queijos, tudo bem, pode fazer a receita faltando um deles. Irá alterar um pouquinho o sabor, mas a receita dará certo igual.

Montagem:
É só colocar os nhoques no prato e regar com este fantástico molho. Eu decorei com umas folhinhas de alecrim fresco.
Voilà et bon appétit!

Ah! Desejo que os pedidos de vocês se realizem, os meus já estão sendo realizados...

People: Se alguém tiver alguma história depois de experimentar minha receita com nhoque Pavioli, escreva para compartilhar sua experiência ou simplesmente comente o que acharam da receita, é só clicar em comentários.

Até o próximo domingo com a próxima receita Pavioli... é claro.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Segredinhos da Vovó


  • Alho: Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

  • Baba do Quiabo: Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

  • Bolo Queimado: Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

  • Feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

  • Cenouras e Aipos: Para resolver o problema de cenouras e aipos meio murchos, mergulhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. Depois escorra e seque levemente.

  • Batata Frita Sequinha: Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, seque-as. Frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

  • Cheiro de Fritura: Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira t-fal seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.

  • Purê: Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.

  • Congelamento de Crepes e Panquecas: Intercále-os com papel impermeável, embrulhe em um papel alumínio na quantidade que irá utilizar e congele.

  • Couve-Flor: Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.

  • Cogumelos Frescos: Para manter os cogumelos frescos, embrulhe-os em um saco de papel pardo, cortando-os depois em tiras finas.

  • Biscoito Grudado: Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.

  • Untar Assadeira: Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

  • Descongelamento da Carne Moída: Para apressar o descongelamento da carne moída, salgue a quantidade que irá usar. O sal apressa o descongelamento.

  • Banana Frita: Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.

  • Farinha de Trigo: Pode ser congelada para manter o mesmo sabor e qualidade. Congele na própria embalagem ou em sacos plásticos.

  • Frango Empanado: Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e sacuda até misturar bem.

  • Fritura: Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura.

  • Polenta: Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média (para o fubá que não é pré-cozido).

  • Macarrão Mais Solto: Na hora de cozinhar, pingue algumas gotas de azeite na água. Isso impede também que a água transborde quando ferve, poupando seu trabalho.

  • Cobertura de Bolo: Uma cobertura de bolo rápida e fácil? Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

  • Nenê em Fase de Dentição: Retire a casca e as sementes da laranja, divida-a em gomos, embrulhe-a em filme plástico e congele. Quando o nenê estiver chorando por causa do nascimento dos dentes, dê um gomo desta laranja congelada. Serve para acalmar, pois o gelo anestesia a gengiva e a vitamina C é aproveitada pelo organismo.

  • Fatia de Mamão: Uma boa fatia de mamão ingerida em jejum todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e do fígado.

  • Ovo Gelado: Quando colocado gelado diretamente em água em ebulição, racha pela diferença de pressão. O correto é colocar o ovo em água à temperatura ambiente e levá-lo ao aquecimento lento. Como referência, saiba que, no instante em que a água entrar em ebulição, um terço da clara já esta coagulada.

  • Cenoura: A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, a pele e as mucosas. Também é um alimento ótimo para regimes porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

  • Raspas de Limão e Laranja: Congele as frutas e, na hora de utilizá-la rale a quantidade pedida pela receita.

  • Tripinha do Camarão: Tirar a tripinha preta que envolve o dorso dos camarões não é terefa fácil , mas se você deixá-las de molho por meia hora em água fria com vinagre e limão seu trabalho será menor.

  • Tomates Congelados: Congele os tomates inteiros, um a um. Depois de congelados coloque-os num saco plástico. Quando for usá-los, retire-os do freezer e com uma faca tire a pele imediatamente debaixo de água corrente. É que, assim, ela sairá facilmente e o tomate poderá ser usado para molhos e refogados.


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Temperos e Condimentos

Frescos ou secos, temperos e condimentos aguçam sentidos, despertam lembranças e sentimentos, criam uma relação magica e inesquecivel com a mesa da cozinha. Ao salpicar as saborosas e milenares especiarias vindas de longe e adicionar ao nosso preparo os temperinhos cultivados nas hortas e quintais, eembebemos os alimentos com intenções e tradições carinhosas, desejos de reunir e nutrir as pessoas queridas, proporcionar bons momentos. Crie, invente e reinvente as combinações. Novos temperos, novos prezeres, novas lembranças. Experimente esta paleta basica de aromas, cores e brilhos que a natureza nos oferece para a arte de cozinhar.

Açafrão: Pistilo muito usado na culinária mediterrânea. Pode ser utilizado para aromatizar e dar cor. Em bora sua flor seja roxa, o condimento empresta um tom amarelo-alaranjado aos alimentos. São nescessarias 200 mil flores ou 6aa mil pistilos, para se obter um quilo desse tempero. Na China, no Egito e na Grécia era apreciado pelo perfume requintado e por sua propriedade medicinais. Diz-se que é digestivo.
Uso: paellas, risotos italianos, massas, molhos, carne de carneiro, bucho madrileno e sopas de peixe, como a boillabaisse.

Alecrim: Originária do mediterrâneo, esta erva doce e perfumada - rosmarinus - significa “orvalho do mar”.
Uso: vitelas e carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar. Experimente também em batata cozida, couve-flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.
Cardamomo: Sua origem é da costa do Malabar, Índia. Semente de amorma muito intenso, da família do gengibre, é um dos componentes do curry. Tem sabor forte e adocicado. Seus grão ajudão na digestão.
Uso: carnes de porco, saladas, bolos,tortas, pudins, biscoitos, cafés, saladas de frutas e éideal para sopas.
Coentro: Suas folhas frescas são parecidas com a salsa, mas seu odor é inconfundivel. Também pode ser encontrado em grãos ou em pó, mas, embora venham da mesma planta, é outro sabor.
Uso: peixe, camarão, galinha e em molhos.

Gengibre: Raiz de sabor e cheiro muito fortes.
Uso: picles, caldas, bebidas, marinados, frutas assadas, molho teriyaki, conservas, chás e cervejas de gengibre. Vai bem também em biscoitos, pudins e vinho quente e é indispensável no preparo do quentão.

Louro: Folhas aromáticas que podem ser utilizadas frescas ou secas.
Uso: feijão, carne, peixe, doces, molhos e vinha-d´alhos. Parece ir bem com quase tudo. Na culinária francesa, faz parte do bouquet garni, junto com a salsa e o tomilho.

Manjericão: Folhas de aromas muito importantes na culinária.
Uso: Pode ser usado na maioria das receitas que levam tomates, como recheios, molhos, carnes, peixes, pães, pizzas e saladas.

Noz-moscada: Moida ou ralada na hora.
Uso: Realça o sabor das carnes e legumes. Pode ser salpicada em molhos e bebidas preparadas com leite, em frutas, sopas e pudins. Use também em bolos, bolachas, donuts, tortas,waffles e bolinhos.

Orégano: Freco ou desitratado.
Uso: “A quinta essência da pizza” também enrriquece diversos pratos e molhos preparados à base de tomate. Utilize no feijão-branco, nas azeitonas pretas e nos queijos, para aperetivo com azeite e pimenta calabresa.

Pimenta-do-reino: Escura e Branca. Nativa da India, é a especiaria mais popular do mundo e uma das primeiras introduzidas na Europa.
Uso: A quem aconselhe o tipo escuro para as carnes escuras e a pimenta-do-reino branca, de sabor mais suave, para as carnes brancas, como galinha, peixes, maionese e hors-d'oeuvre.

O que é?

A
À doré:
Diz-se do alimento empanado e frito.
À inglesa: Expressão normalmente utilizada para indicar legumes previamente cozidos e salteados com manteiga.
À milanesa: Indica o alimento frito em gordura quente após ser passado em ovo e farinha de rosca.
Al dente: Diz-se que o alimento está "al dente" quando oferece uma pequena resistência ao ser cortado com os dentes.
Abafar: Técnica de cozimento em que os alimentos são cozidos sem água, cozinhando no próprio suco que liberam enquanto transpiram. É mais lento que o cozimento tradicional e deve ser feito em recipiente previamente untado com um pouco de óleo e tampado. Assim, não há a perda de nutrientes comum no cozimento em água.
Acamar: Sobrepor os alimentos.
Acidificar: Adicionar um ácido, vinagre, vinho ou limão, a um líquido.
Açucarar: Adoçar ou tornar doce com açúcar ou outro tipo de adoçante natural ou artificial. Cobrir com açúcar. Tomar a consistência do açúcar, cristalizar-se.
Aferventar: Consiste em submeter o alimento a uma rápida fervura, normalmente em água, sem deixar que cozinhe completamente.
Albardar: Cobrir (peixe, bife etc.) com ovos antes de fritar.
Alourar: Dourar um alimento ao fogo.
Amaciar: Método usado para deixar alimentos mais tenros, macios. Há diversas maneiras de se amaciar um alimento. Para carnes, costuma-se envolvê-las em fatias de mamão verde, batê-las com martelo de cane para quebrar as fibras ou utilizar amaciantes industrializados.
Amassar: Trabalhar a massa com as mãos, batendo, dobrando, espichando, a fim de deixá-la uniforme.
Ao Ponto: Significa que o alimento está no ponto exato de cozimento. Quando se refere a carnes, indica que está entre o bem-passado e o mal-passado.
Apurar: Reduzir o líquido contido em um alimento através de cozimento prolongado a fim de concentrar o sabor e diminuir o volume.
Aquecer: Submeter o alimento a fogo brando, sem que ferva
Aromatizar: Adicionar à comida ervas aromáticas, especiarias ou essências.
Arrepiar: Esfregar um peixe com sal no sentido inverso ao das escamas.
Assar: Processo de cozimento, por ação de forno ou grelha, em que os alimentos ficam tostados por fora e cozidos, mantendo-se úmidos e macios por dentro.

B
Banho-maria:
Processo de aquecimento ou cozimento de alimento em que se mantém o recipiente que o contém dentro de outro recipiente com água fervente. Pode ser feito sobre a chapa do fogão ou no forno. O banho-maria evita o calor excessivo provocado pelo contato direto com o fogo.
Bardear: Envolver um alimento em uma fatia de toucinho para que adquira sabor.
Bater: Misturar vigorosamente alimentos, usando movimentos rotativos com o auxílio de batedeira, colher ou batedor, para aumentar o volume através da incorporação de ar.
Bechamel: Tipo de Molho Branco.
Besuntar: Passar manteiga, óleo ou outro tipo de gordura sobre o alimento a ser preparado ou que esteja assando para evitar o ressecamento e adicionar cor.
Boneca: Colocar em gaze ou pano fino, fechados, substâncias aromáticas ou especiarias e adicionar a um líquido para aromatizar.
Branquear: Mergulhar o alimento em água fervente ou submetê-lo ao vapor por alguns minutos e, em seguida, resfriá-lo com água fria para impedir a ação de enzimas, facilitar o descascar ou eliminar excesso de sal, entre outros.

C
Caramelar:
Cobrir alimento ou recipiente com caramelo (calda marrom obtida através do derretimento de açúcar com um pouco de água). Muito usado em receitas de pudim, por exemplo.
Chamuscar: Queimar de leve qualquer tipo de ave ou porcos para eliminar penugens e pêlo.
Cinzelar: Fazer pequenos talhos ou cortes, normalmente em carnes, para que o tempero penetre melhor.
Clarificar: Eliminar as impurezas de um líquido. Tornar transparentes caldas e caldos. Para clarificar um caldo, despeje sobre ele uma clara batida enquanto ferve. Depois de alguns minutos, retire a clara com a ajuda de uma escumadeira ou coador. Com ela saem todas as impurezas em forma de espuma.
Coar:Passar um líquido através de uma peneira, coador ou pano bem fino para separar as partes sólidas da líquida.
Corar: Dar cor a um alimento por meio de fritura ou ao pincelar gema sobre sua superfície antes de levar ao forno.
Cortar: Separar, dividir um alimento em partes menores com instrumento de corte.
Cozer: Preparar um alimento com o uso do fogo; cozinhar.
Cozer a vaporCozinhar um alimento sobre o vapor liberado por água em ebulição.
Cristalizar: Dar aparência de cristal a um alimento; cobrir com açúcar para preservar, conservar ou obter uma nova textura em uma preparação.
Curar: Processo de secar queijos ao sol, fogo ou estufa. É também um método de conservação de peixes e carnes.
Curtir: Deixar o alimento em contato com molho ou bebida alcoólica para incorporar aroma e sabor.

D
Debulhar: Extrair grãos e sementes de espigas ou vagens; retirar a casca, descascar.
Decantar: Separar substâncias sólidas de líquidas pela diferença de resistência à gravidade.
Decorar: Enfeitar; adicionar ingredientes decorativos ao prato para deixá-lo mais atraente.
Defumar: Método de conservação de alimentos feito por sua exposição à fumaça produzida por queima de serragem ou madeira. É comumente aplicado a carnes e peixes e transfere aos alimentos um sabor particular.
Deglaçar: Termo originário do francês deglacer. Consiste em diluir o caldo de uma assadeira com um líquido.
Demolhar: Cobrir um alimento com água fria ou quente para retirar excesso de sal, açúcar ou impurezas, ou o hidratar novamente.
Derreter: Dissolver um alimento por ação do calor.
Descongelar: Fazer com que um alimento congelado retorne à temperatura ambiente. Há diversos processos usados para descongelamento de alimentos, no entanto, é comum aconselhar-se a descongelá-los dentro da geladeira.
Desenformar: Retirar o alimento da fôrma em que foi cozido ou assado. Para cada alimento é comum usar-se uma forma diferente de desenformar, por exemplo, bolos e pudins que devem ser retirados da forma frios e mousses e gelatinas depois de bem gelados.
Desossar: Retirar os ossos de carnes, aves ou peixes, cozidos ou não, conservando sua forma original.
Dessalgar: Deixar um alimento de molho em água fria para retirar o excesso de sal, como no preparo do bacalhau.
Destemperar: Acrescentar um líquido a um alimento para diminuir um eventual excesso de tempero.
Diluir: Adicionar um líquido a uma substância para diminuir sua concentração.
Dissolver: Misturar uma substância, sólida ou líquida, a um líquido qualquer para desagregá-la.
Dourar: Aumentar rapidamente a chama do fogão ou forno para deixar a superfície dos alimentos com cor mais acentuada, corada.

E
Embeber: Envolver um alimento com um líquido para que este seja absorvido pelo alimento. É um processo comumente usado em bolos e pães.
Empanar: Envolver o alimento com pão ralado, farinha de rosca, farinha de trigo ou massas especiais antes de levá-lo ao forno ou fritá-lo. Este processo evita que o alimento se fragmente e ainda ajuda a preservar o sabor e a umidade em maiores concentrações.
Emulsionar: Combinar um ou mais líquidos não-miscíveis (que não se misturam) temporária ou permanentemente.
Enfarinhar: Polvilhar com farinha, geralmente, para evitar que massas cruas grudem em fôrmas e recipientes ou nas mãos e superfícies ao serem trabalhadas.
Enformar: Dar forma a um alimento, colocando-o em uma fôrma.
Engrossar ou espessar: Dar consistência a uma mistura por adição de farinha, amido de milho ou qualquer outra substância para essa finalidade.
Ensopar: Cozinhar lentamente alimentos refogados e temperados, em molho ou caldo, até que fiquem macios. Pode haver adição de legumes ou não. Como devem permanecer com bastante caldo ao final do processo, costuma-se adicionar pequenas porções de água ao longo do cozimento.
Escaldar: Adicionar ou deixar correr água fervente pelo alimento ou utensílio para esterilização, obter maior resistência à deterioração ou, ainda, eliminar sal excessivo.
Escamar: Retirar as escamas de peixes com faca ou outro utensílio apropriado.
Escarnar: Descobrir um osso, retirando-lhe a carne.

F
Ferver:
Cozinhar um alimento em água abundante e em ebulição.
Filtrar: Coar, fazer um líquido passar filtros para eliminar partículas sólidas que nele se encontrem.
Flamejar ou flambar: Acrescentar bebida alcoólica durante o preparo de um alimento e atear fogo, a fim de caramelizar o açúcar, evaporar água e apurar o sabor da bebida.
Frigir: Cozer um alimento em pequena quantidade de manteiga, azeite ou óleo.
Fritar: Submeter o alimento ao cozimento em gordura em temperatura muito elevada. Seu interior cozinha em seu próprio suco e vapor, mantendo-se macio e suave, enquanto forma-se uma capa crocante ao seu redor.

G
Glaçar: Proporcionar aparência lustrosa ao alimento envolvendo-o com calda de açúcar, geléia, gelatina, chocolate derretido ou caldos de carne e peixe.
Gratinar: O mesmo que tostar, ou seja, corar a superfície superior de um alimento. Pode-se gratinar um alimento levado ao forno, utilizando uma cobertura à base de creme, manteiga, queijo ralado ou à base de farinha de rosca ou colocando-o em um grill.
Grelhar: Cozinhar os alimentos, geralmente sem gordura, diretamente sobre o fogo, brasa ou sobre grelhas. É adequado para carnes, peixes, legumes e outros alimentos que não precisam de muito tempo de cozimento.
Guarnecer: Complementar um prato principal com preparações secundárias. Pode ser ainda o ato de enfeitar pratos e bebidas com ingredientes decorativos.

H
Homogeneizar:
Deixar homogêneo. Misturar duas ou mais substâncias de forma que não possam ser diferenciadas visualmente.

I
Infusão: Conservar uma substância temporariamente em um líquido para lhe extrair princípios aromáticos, alimentícios ou medicinais.
IncorporarMisturar ou juntar ingredientes delicadamente para obter massas, cremes ou molhos homogêneos.

L
Liofilizar: Processo de conservação de alimentos e outras substâncias (plasma, soro, extratos vitaminados, etc.) que consiste na passagem direta da água, contida num produto congelado, do estado sólido ao de vapor, provocando uma rápida diminuição de temperatura seguida de uma lenta evaporação no vazio.

M
Macerar: Deixar alimentos imersos em líquido, geralmente licor, vinho ou vinagre, para amaciar e temperar.
Marinar: Imergir alimentos em molho, vinagre ou vinho fortemente temperados para amaciar e acrescentar sabor.
Moer: Reduzir alimentos a pedaços muito pequenos ou pó antes de utilizá-los.
Moquear: Secar carnes, peixes ou frutas sobre uma espécie de grelha de varas conhecida como moquém.

P
Pasteurizar:
Aquecer, segundo o processo de Pasteur (processo que envolve um aquecimento rápido e em seguida um resfriamento também rápido), vinhos, leites, etc., para matar os germes da fermentação. Permite manter inalteradas muitas vitaminas sensíveis ao calor.
Pegar: Ponto de cozimento em que o alimento começa a aderir ao fundo da panela e adquire cor castanho escuro.
Pelar: Retirar a pele de alimentos como tomates, amêndoas etc.
Picar: Cortar em pedaços bem pequenos e regulares.
Pisar: O mesmo que moer, esmagar.
Polvilhar: Espalhar delicadamente qualquer ingrediente em pó por cima de alimentos, fôrmas ou superfícies.

R
Reduzir: O mesmo que apurar. Ferver em fogo brando para diminuir a quantidade de molho ou caldo.
Refogar: Passar o alimento em panela quente, com ou sem gordura, com temperos como alho e cebola a fim de ficarem tenros e dourados.
Regar: Molhar o alimento que está sendo assado, com o próprio líquido da assadeira, para evitar que resseque, garantindo um cozimento uniforme e dando-lhe uma coloração dourada.

S
Salgar: Método de conservação que consiste em cobrir o alimento com sal e deixá-lo dependurado para que perca água. A grande concentração de sal presente no alimento serve para evitar a proliferação de bactérias.
Salpicar: Aspergir, espalhar levemente, tempero, condimento, açúcar, farinha ou outro ingrediente sobre o alimento.
Saltear ou Souté: Significa fritar rapidamente na gordura ou manteiga o alimento já preparado, só para que adquira sabor.
Sapecar: Passar um alimento por chama alta, geralmente aves e carnes, com penas ou pêlos.
Selar: Fechar as fibras de um alimento para manter seu suco interno, proporcionando maciez e suculência.
Sovar: Bater vigorosamente uma massa com as mãos até que apareçam bolhas em sua superfície.

T
Talhar: O mesmo que coalhar. Processo de se adicionar um ácido ao leite fresco para obter a coalhada. É o primeiro passo na fabricação de qualquer queijo.
Temperar: Acrescentar ingredientes a um prato para intensificar, realçar ou melhorar seu sabor e aroma.
Torrar: Expor um alimento ao calor do sol ou do fogo até que fique seco.
Tostar: Obter uma coloração escura na superfície de um alimento através de sua exposição ao calor.
Trabalhar: Trabalhar a massa; amassá-la; misturar seus ingredientes.

U
Untar:
Cobrir um recipiente com qualquer tipo de óleo ou gordura (manteiga, azeite, óleo, etc), antes de colocar o alimento que será levado ao forno ou fogão.