Desta vez resolvi dividir outra receita especial com vocês. Minha família adora e pede bis. Por isso, fiz grande quantidade. Podem reduzir tudo pela metade ou em ¼ da receita, se for só para 2 pessoas.
Então, vocês sabem o que é Ragu? Para os que não sabem, Ragu é uma carne de panela (corte de segunda com osso) feita lentamente no fogo baixo.
Ingredientes:
2 kg Nhoque da Pavioli
Queijo Parmesão Ralado Pavioli
2 kg carne de segunda com osso (músculo, peito sem muita gordura, agulha ou paleta)
2 Cebolas
3 Tomates (ou sache de tomate pelados)
1 sache de molho de tomate
Alho (4 dentes grandes) Sal (a gosto)
2 Pimentas – Dedo-de-Moça (sem sementes)
80 ml de vinho tinto seco (bordô)
Alecrim
Manjericão
Sálvia
Tomilho
Alho poro
Salsa
Cebolinha verde
Azeite (até 0,5% de acidez)
Opicional: 100g de bacon defumado.
Preparo do Ragu:
Fogão a Lenha: Coloque a carne cortada em pedaços grandes (eu fiz com peito e um pedaço de paleta), em uma panela de fundo grosso ou de ferro com 2 colheres de azeite, tampe e leve a chapa quente. Após 30 min adicione o sal a gosto às pimentas cortadas em pedacinhos e sem sementes, a sálvia e o alho amassado. Misture tudo tampe e deixe no fogo brando por mais 2 horas. Não é necessário adicionar água. Mexendo de vez em quando. Quando a carne começar a secar coloque as cebolas e o alho poró cortados e deixe fritar um pouco, (neste momento acrescente o bacon defumado, se preferir) depois acrescente os tomates ou o sache de tomate pelado. Deixe desmanchar os tomates, coloque o manjericão, o tomilho e o alecrim. Acrescente o sache de molho de tomates e o vinho tinto. Deixe mais 1 hora na chapa, coloque os outros temperos, a salsa e a cebolinha verde. Dou sempre preferência aos temperos frescos. São muito mais saborosos. Deixe no fogo por mais 1 ou 2 hs.
Fogão a gás: Coloque 2 colheres de azeite em uma panela de pressão para 7 kg , acrescente a carne, o sal, a pimenta e a salvia, feche-a e leve ao fogo com chama alta até pegar pressão depois abaixe o fogo e deixe por 30 min. Desligue a panela e deixe esfriar até sair toda a pressão. Depois retire a tampa e leve novamente ao fogo até secar o caldo da carne e ela começar a fritar, dar uma dourada. Após coloque a cebola e o alho poro, deixe fritar um pouquinho (neste momento acrescente o bacon defumado, se preferir) e acrescente os tomates ou o sache de tomate pelado. Deixe desmanchar os tomates, coloque o manjericão, o tomilho e o alecrim. Acrescente o sache de molho de tomates e o vinho tinto. Feche a panela e deixe na pressão por mais 20 min em fogo brando. Novamente desligue a panela e deixe esfriar até sair toda a pressão. Abra a panela e coloque os outros temperos, a salsa e a cebolinha verde. Dou sempre preferência aos temperos frescos. São muito mais saborosos. Deixe cozinhar mais 30 min. Sem fechar a panela e mexendo de vez em quando.
Aconselho sempre a cozinhar a carne da maneira mais lenta possível, pois fica mais macia e também mais saborosa.
Preparo do Nhoque:
Coloque água e o manjericão em uma panela e leve ao fogo. Quando esta começar a ferver acrescente uma pitada de sal e um fio de azeite. Coloque os Nhoques da Pavioli. Depois que os Nhoques começarem a boiar deixe mais 5 min. e estará pronto. Escorra-os.Montagem:
Coloque os Nhoques em um refratário e cubra-os com a carne cozida (Ragu). Finalize com bastante Queijo Parmesão ralado da Pavioli. Se quiser pode levar ao forno pré-aquecido por 10 min. Decore com pimentas e manjericão. Sirva bem quente.