Dizem que no dia 29 de cada mês, deve-se comer nhoque para dar sorte. Como sou curiosa, resolvi ir atrás para saber mais sobre esta história.
Conta à lenda que São Pantaleão, passando-se por mendigo, bateu na porta de um casal de velhinhos de Friuli, norte da Itália, num dia 29 de agosto. O casal o recebeu com desconfiança, mas mesmo assim o convidou para sentar-se à mesa. Como eram pobres e os tempos eram difíceis eles só tinham 21 nhoques para comer. Dividiram sete nhoques para cada um e ofereceram-lhe um prato. São Pantaleão comeu, agradeceu por ter sido recebido por eles e se foi. Para surpresa do casal, depois que São Pantaleão retirou-se da mesa, quando o casal foi recolher os pratos, encontraram embaixo do prato do visitante, moedas de ouro. E desde então, nunca mais lhes faltou dinheiro.
A partir daí tornou-se tradição. Em todo o dia 29 come-se nhoque para atrair fortuna, não esquecendo de colocar uma nota de qualquer valor sob o prato, podendo ser dólar, real ou qualquer outra moeda. Em seguida concentre-se para iniciar o ritual. No prato, sirva-se de Sete Nhoques e coma um a um, em pé. Para cada nhoque, faça um pedido diferente ou peça 7 vezes o mesmo pedido que tanto deseja. Depois sente-se, sirva-se mais, e saboreie o restante do prato. Alguns dizem que o dinheiro colocado sob o prato deve ser doado a alguém que necessite, para garantir a fartura. Fica a critério de cada um. Segundo a crença popular isto traz riqueza.
Então, como no nosso dia-a-dia não temos mais tempo para fazermos massas em casa, e como sou exigente, sempre uso os nhoques da marca Pavioli, só vou criando molhos e acompanhamentos. O molho deste mês, compartilharei com vocês, ele fica uma delícia. Façam, comam, e me digam o que acharam, esta receita é fácil, fácil.

Ingredientes:
500g de Nhoque Pavioli
50g de Gorgonzola
50g de Gruyere
40g de Queijo Ralado da Pavioli
80g de Requeijão cremoso – Catupiry
40g de Provolone
50g de Mussarela
1 xícara de leite
1 colher cheia de amido de milho (maisena)
2 colheres cheias de margarina ou manteiga
1 raminho de manjericão fresco
1 pitada de sal (se preferir)
1 fio de azeite (até 0,5% de acidez)
Preparo dos Nhoques:
Coloque uma panela de água no fogo e acrescente o raminho de manjericão, o sal e o fio de azeite. Quando ferver coloque os nhoques Pavioli, eles ficarão todos no fundo da panela. Depois que emergirem espere mais 5 min e estará pronto para escoá-los. Só acrescentar o molho.
Preparo do Molho:
Ao colocar a água para os nhoques no fogo, já comece a preparar o molho. Coloque em uma leiteira a margarina, leve ao fogo e espere derreter. Acrescente todos os queijos e mexa sem parar, quando estes estiverem derretidos coloque o leite misturado previamente com a maisena, continue mexendo sempre. Estará pronto depois que ferver uns 5 min. Caso queira um molho mais ralo, é só acrescentar um pouquinho mais de leite. NÃO COLOQUE SAL, OS QUEIJOS JÁ SÃO SALGADOS O SUFICIENTE.
Dica: Caso você não tenha alguns destes queijos, tudo bem, pode fazer a receita faltando um deles. Irá alterar um pouquinho o sabor, mas a receita dará certo igual.
Montagem:
É só colocar os nhoques no prato e regar com este fantástico molho. Eu decorei com umas folhinhas de alecrim fresco.
Ah! Desejo que os pedidos de vocês se realizem, os meus já estão sendo realizados...
People: Se alguém tiver alguma história depois de experimentar minha receita com nhoque Pavioli, escreva para compartilhar sua experiência ou simplesmente comente o que acharam da receita, é só clicar em comentários.
Até o próximo domingo com a próxima receita Pavioli... é claro.